Riscos de dirigir com o pneu ‘careca’
Entre os riscos de dirigir com pneu careca estão a instabilidade no trânsito e no ‘bolso’.
Itens indispensáveis para os veículos, os pneus influenciam na segurança da direção e condução. Portanto, em situações precárias dos mesmos, como dirigir com eles careca, pode proporcionar instabilidades, até mesmo acidentes.
Em contato com a empresa Recapneu Recapagem De Pneus – Fora de Estrada, Agrícolas e Rodoviários, buscamos informações sobre a importância em não dirigir com o pneu careca. Segundo a assistente administrativa da empresa, Estefany Dorigon Souza, existem muitos motivos, porém, alguns são os mais importantes, como “diminuição da capacidade de frenagem, ou seja, quando você freia seu veículo tem mais chances de escorregar porque a tração no solo é diminuída e um acidente pode ocorrer. Problemas com a estabilidade do veículo é muito perigoso entrar em uma curva com pneus carecas. Isso porque os pneus não possuem “pinças” para ajudar na direção o que reduz a estabilidade do veículo”, detalha.
Ainda listando alguns dos motivos mais importantes, citou sobre a os riscos em aquaplanagem um dos riscos de dirigir com o pneu ‘careca’ – “Isso ocorre porque a água não tem para onde ir, porque os sulcos não estão presentes em pneus carecas. Isso torna a condução em estradas molhadas muito mais difícil”, acrescenta a assistente que ainda lembra sobre os reflexos que podem ser sentidos no bolso e na CNH. “Multas são um fator para não dirigir com pneus carecas. Além do risco de acidentes. Possibilidade de retenção do veículo, soma de pontos na CNH e valor em dinheiro.
Dica importante – Evite os riscos de dirigir com o pneu ‘careca’
Em publicação no site da uol sobre o assunto, “um pneu em condições de funcionamento não pode ter áreas lisas, ou com os frisos com pouca profundidade, o que indica que não haverá aderência adequada entre a borracha e o asfalto. Para saber se esses sulcos estão na profundidade correta, é possível usar uma moeda de R$ 1. A borda dourada do níquel tem o exato 1,6 mm de espessura mínima. Ou seja: se o dourado ficar muito à mostra, o pneu já não está bom”.
Ainda de acordo com informações da empresa Recapneu, a assistente administrativo detalha que o indicado a fazer quando os pneus que se apresentam carecas seria fazer a troca por pneus novos. “Sem cogitar em andar por mais tempo, para não haver danos maiores, como desalinhamento, volante irregular e dificuldade na hora de frear seu veículo”, detalha.
Então fique sempre atento as condições do pneu de seu veículo, lembre-se que os mesmos são itens de segurança e em mau estado podem ocasionar acidentes. Caso deseje conhecer um pouco mais sobre a Proteção Veicular Ub continue navegando em nosso site, solicite uma cotação ou entre em contato conosco. Ub Proteja o presente e garanta o futuro!
Texto: Comunicação UB – Universal Benefícios/ Informações do site uol.com.br