Proteção dos animais: Abril Laranja
Abril Laranja, um mês dedicado a proteção dos animais
Diversas formas de violência são registradas, entre elas, dentro do próprio lar:
Com o objetivo de prevenir e alertar contra os maus tratos, o Abril Laranja é um mês dedicado a proteção animal. Além da agressão física, há outros tipos de violência que precisam ser ressaltadas com o intuito de evita-las, o que pode ocorrer dentro da própria casa.
Cleibi Marinho é protetora há 21 anos, nessa longa jornada em prol dos animais, possui uma grande bagagem e propriedade ao falar sobre essa causa. Para ela, a principal crueldade na grande maioria ocorre dentro das próprias casa, quanto a privação de atendimento clínico.
A protetora ainda comenta sobre algumas opções dos tutores que causam sofrimento aos pets, como a injeção anti cio. “Preferem vacinar as fêmeas, do que castrar. A injeção causa piometra, câncer de ovário, tumores de mama. São doenças que matam de forma e dolorosamente. Na grande maioria esses pets vem a óbito devido à falta de interesse em correr atrás de um tratamento”, complementa.
Mesmo com punições e ações em prol animal, a realidade ainda é preocupante tendo em vista outros tipos de violência, como abandono, agressão, envenenamento, entre outros.
Denúncia
Há mais de 50 anos existe a Proteção Animal Mundial ‘World Animal Protection’. O trabalho pode ser acompanhado pelo site worldanimalprotection.org.br. Lá, informações e orientações também são repassadas. “Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente”, são as informações contidas no site em relação a denúncia.
Crime
Em 2020, foi sancionada Lei 1.095/2019, aumentando a punição com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Antes, o crime de maus-tratos a animais constava no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.
Ação boa pra cachorro! Abril Laranja, é o mês de Prevenção Contra a Crueldade Animal.
Nós da Ub Proteção Veicular como forma de apoio a está causa, a cada 1 novo seguidor no Instagram @universalbeneficios estaremos doando R$ 1,00 para auxiliar o local “Anjos do Abrigo” onde hoje se encontram cãezinhos resgatados das ruas e/ou abandonados.
Vamos lá pessoal, juntos somos mais fortes!
Caso deseje conhecer um pouco mais sobre a nossa associação continue navegando, solicite uma cotação ou entre em contato conosco.