Diferença de Roubo e Furto
Roubo e Furto:
Você sabe a diferença entre Roubo e Furto?
Uma das situações mais chatas e que mais assombram os brasileiros é ter seu bem levado por um criminoso. E infelizmente, essa é uma situação bem recorrente no Brasil.
A diferença está em como aconteceu a ação, ou seja, tudo depende se foi presenciado ou não pela vítima e se algum objeto foi usado para abordá-la.
Roubo:
Para se caracterizar como roubo, a vítima presencia a ação, há contato entre o agressor e o agredido, mesmo que não exista nenhum tipo de violência.
Furto:
Contrário do roubo, o furto é quando a vítima não está consciente do acontecimento. Um exemplo comum, é quando você estaciona o seu veículo e quando volta ele não está mais lá.
Como agir depois de passar por um deles?
A primeira coisa a se fazer, é registrar um B.O (Boletim de Ocorrência), depois avise o quanto antes o setor de sinistro da Associação!
Sabendo que, o Brasil tem em média, um roubo ou furto de automóvel por minuto, é muito importante ter alguns cuidados para se evitar essas situações!
Então hoje, trouxemos 5 dicas para minimizar uma ocorrência de Roubo/Furto:
1. Observe a movimentação na rua antes de entrar ou sair de casa
É comum esperarem oportunidades de quando a vítima está mais exposta. Pela manhã, e ao chegar em casa no fim da tarde, são os dois horários em que há a maior incidência desse tipo de crime. É importante prestar atenção na rua, se há alguma movimentação suspeita antes de abrir ou fechar o portão.
2. Equipe seu veículo
Travas e vidros elétricos; Películas antivandalismo, que aumentam a resistência do vidro contra impactos; Sistema de alarmes, sendo alguns, capazes de cortar a ignição do motor ao ser violado. São alguns equipamentos que possuem baixo custo, porém que fazem toda a diferença! Principalmente quando comparadas com a segurança que elas proporcionam.
3. Cuidado com os pertences
Evite deixar objetos, documentos ou equipamentos de valor amostra no interior do veículo.
4. Atenção nas regiões perigosas
Locais com falta de iluminação, pouco ou nenhum policiamento, sinal de internet ou telefone fraco contribuem para a vulnerabilidade de certas ruas e estradas, atraindo criminosos. É importante identificar esses locais, e tentar traçar rotas diferentes. Se não puder evitar passar por esses lugares, redobre a atenção, principalmente no embarque e desembarque de passageiro ou nas paradas em semáforos. O ideal é se manter a uma distância razoável do carro à frente e não parar totalmente. Isso permitirá que, em caso de emergência, você possa arrancar e evitar o assalto.
5. Estacionamento
Tente evitar áreas muito distantes, desertas ou mal iluminadas. Se o destino não tiver estacionamento próprio, o ideal é procurar um estacionamento privado.
Bônus: Proteção nos veículos
Mesmo com todas essas dicas sendo seguidas à risca, infelizmente não é possível evitar totalmente um furto ou roubo. Então, é preciso se preparar e buscar formas de minimizar possíveis dores de cabeça!
E para isso a Ub existe! Possuímos cobertura de até 100% da tabela FIPE contra roubo ou furto. Sem contar que, para aumentar sua segurança e tranquilidade, possuímos Sistema de Rastreamento 24 horas. O que garante uma orgulhosa taxa de 99,9% de recuperação de veículos.
O que está esperando para fazer sua proteção? Vai bobear?
Caso deseje conhecer um pouco mais sobre a nossa associação continue navegando, solicite uma cotação ou entre em contato conosco.